segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A linha tênue entre razão e emoção

Somos inconstantes.
Na alegria, na dor, nos sonhos.
Agimos de acordo com o que nos convém. É claro que não raramente agimos pensando no outro. Mas o fazemos desde que esse ato provoque nesse outro, algo que voltará de forma positiva a nós mesmos. Sim, estamos em busca de uma recompensa, seja ela carinho, afeto, ou algo menos poético, como dinheiro ou sexo.
E na inconstância da ação individual, nos vemos amando e odiando com intenção. Nos vemos ajoelhados de felicidade, e cantando de tristeza. Quando outrora sorrimos de desgosto e gritamos de tédio.
Porque o ser humano é explosão, é emoção, é momento. É isso que o torna tão especial, tão admirável e tão previsível.
É o que permite que eu te xingue em um momento, e te abrace em outro.
Nossa inconstância é constante.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Reflexão interna

Ainda sou o que se pode dizer de uma casa escura e fechada, cujo o interior só pode ser imaginado. Não por acaso há um modo de tentar me desvendar, uma fresta pela qual a luz pode entrar. Você é a luz que entrará por essa fresta, se assim quiser. O que você encontrará? Essa é uma relevante pergunta, mas não é a principal. A pergunta que realmente vale à pena fazer é, O quanto você pode iluminar?

sábado, 21 de novembro de 2009

O esporte em Goiás tem que ser levado mais a sério!

É através desse meio de comunicação sério, que registro a minha total indignação diante da falta de interesse das nossas autoridades com o esporte goiano. A seleção goiana de futsal sub-17 conquistou um feito inédito para o futsal e o esporte goiano, ao vencer o campeonato nacional de seleções. É a primeira vez que uma equipe goiana é campeã nacional. Apesar disso, infelizmente não houve nenhum tipo de mobilização nem da Federação Goiana e nem do Governo estadual ou municipal. A imprensa goiana chegou a noticiar, mas de forma tímida e limitada. Estamos falando de garotos em época de vestibular, que tiveram que conciliar o esporte com os estudos, que trabalharam e se esforçaram para essa conquista, que se superaram, mas que infelizmente não viram seus esforços reconhecidos. Sinto-me envergonhada como mãe e cidadã, diante da indiferença das nossas autoridades em relação a algo que é tão importante como o esporte. É uma pena que seja dessa forma, e que esse tipo de comportamento contribua para que o esporte goiano continue marginalizado no cenário nacional.

Escrevi esse texto para Vilma Verônica, que enviou a um importante jornal de Goiânia. Resolvi publicar aqui na íntegra, pois além de eu ter sido o autor, compartilho de mesma opinão.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

De olho no Brasil

O jornal diz que pessoas morreram.
Quantas foram afinal? Uma? Quatro? Será que faz diferença?
Parece que não mais. Estamos ficando imunes à violência.
É claro que ainda nos chocamos, que muitas vezes até choramos com uma morte. Mas esse tipo de comportamento é infelizmente cada vez mais raro.
O Brasil está em uma situação, já há algum tempo, bastante delicada. O que fazer?
Jogar uma bomba em cada favela! Claro que não. Essa é uma resposta horrível dos dois pontos de vista, o racional e o emocional. A frase "não se resolve o problema da violência com violência" é tão clichê quanto pertinente. Esse é o caminho errado.
E em caminhos errados, o Brasil é pentacampeão mundial!
Bolsa escola, bolsa família, invasões a morros... Tudo faz parte de um caminho errado. Não é só na violência que a situação está crítica. Mas em quase todos os setores da sociedade. O problema é que a violência está transbordando, está insustentável!
E todos esses problemas, principalmente o da violência, só podem ser resolvidos de uma única forma: Educação.
Somente uma reforma educacional nos moldes franceses poderia resgatar o Brasil da situação que se encontra.
Não importa que o país cresça, não importa que as coisas possam melhorar de uma forma ou de outra, nada vai mudar realmente se não houver uma mudança radical na educação.
É tão fácil ver isso. Então porque ninguém ainda o fez?
Por vários motivos. Essa reforma na educação é algo extremamente complexo e delicado. Algo que não se faz de uma hora pra outra como a aprovação de leis pelo Senado. É nisso que consiste o principal motivo, os benefícios só seriam sentidos a longo prazo. E como sabem, o Brasil não é país de esperar. Todos, querem ver agora, hoje, já!

sábado, 10 de outubro de 2009

Um jogo pra história

O vento havia soprado em uma direção diferente naquela tarde, talvez antecipando o que aconteceria.
O calor se fazia sentir de maneira desconfortável naquele lugar cheio.
Procuravam apenas uma mesa livre pra se divertirem um pouco.
Então, dois caras perguntaram se queriam jogar com eles. Aceitaram de bom grado.
O jogo começou complicado para eles, algumas bolas presas, jogo truncado.
Enquanto isso os dois adversários estavam matando todas com certa facilidade, eu diria.
Em um verdadeiro massacre, só restara uma bola para os adversários enquanto havia ainda várias bolas para os bons amigos.
Jogando o seu jogo com humildade, um dos amigos tentou matar uma bola aparentemente fácil e errou.
Os adversários zombaram dele de maneira imprudente.
Talvez tenha sido exatamente nessa hora que o ventou soprou.
Não se sabe se foi sorte, ousadia, ou competência. Talvez tenha sido as três coisas.
O que dizem é que as coisas aconteceram exatamente assim:
Estava na vez de um dos amigos. A bola dos adversários estava na boca, pronta pra cair. Ele então, em um ato heróico mirou sua própria bola na bola do adversário. Batendo com força no bolão ele acertou em cheio o seu 10, que acertou em cheio a bola do adversário jogando ela pra longe da boca.
A partir daí, muito se fala e pouco se conhece.
De forma resumida e bastante simples, para que não haja nem excesso nem falta de verdade, as bolas começaram a descer e os adversários não conseguiam matar sua única bola. Até que os amigos os alcançaram.
Só restava uma bola na mesa. E era a vez dos adversários. Eles eram bons, nisso todos concordam. Seria fácil para eles matarem aquela bola da forma como estava. Um momento de concentração em que o tempo parou... E um erro "fraudinha", por assim dizer.
Os adversários não só não mataram a bola, como deixaram ela na boca.
Os amigos então mataram a bola, mostraram a força da raça e entraram pra história da sinuca da UFG.
Um dia os filhos dos nossos filhos lembrarão dessa tarde,
em que o vento soprou em outra direção.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um pouco da minha visão sobre algo que amo: A arte.

É preciso respirar a inspiração necessária para a criação de algo grandioso.
Mas pouco adiantaria se só houvesse um criador.
A maravilha da obra não está completa sem a observação de ao menos um expectador.
Esqueçam as velhas opiniões formadas, que o diabo carregue os críticos, meros repetidores de velhas frases de efeitos. Digam aquilo que sintam, nenhum estudo sobre a arte é mais sincero do que as sensações que ela provoca. Podem procurar saber do autor o que ele quis que aquilo fosse, ou como pensou em construir tal. Mas desde já saibam que será só mais uma opinião, porque a obra ganha autonomia e liberdade assim que concluída.
O autor é um mero concretizador que empresta o talento para que o que está dentro de cada ser humano ganhe vida e possa ser apreciado.
Não há limites para a criatividade, para o talento e para a ousadia.
Se um dia ouvirem de alguém que tudo foi inventado, acerte um soco nesse alguém. É claro que não concordarei com isso pois sou a favor de Voltaire, mas lembre-se que você não.
E que o ser humano continue a ser uma fonte inesgotável de criação, que vários artistas façam com que pessoas se emocionem, que pessoas se irritem, e que pessoas riam até que lhes doa a barriga.
Um brinde à arte!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Borboletas roubadas

É engraçado como alguns minutos podem significar um período inteiro de nossas vidas. Talvez, no fim das contas, quem estava certo era aquele cientista irreverente da imagem da língua pra fora. O tempo realmente é muito mais complexo do que podemos constatar em um relógio.
E foi nessa complexidade que ele se encontrava. O Ele pode ser o seu amigo Junior, ou a sua prima Renata. Não importa. Poderia ser qualquer um, em qualquer lugar, de qualquer época. Mas era ele, e era naquele momento.
Suando frio, começou a analisar a situação. Nunca imaginou que algo daquele tipo poderia acontecer. Onde estavam, cadê aquelas preciosidades que tanto admirava? Estava tudo muito escuro, o frio era de machucar a pele.
Correu desesperadamente entre as árvores, olhando tudo o que poderia ser anexado ao campo da visão como que implorando por alguma ajuda. Mas ela não veio.
E ele correu o quanto pôde, talvez até mais do que pôde. A ciência explica essa quebra na barreira do limite diante de situações de extremo pavor e/ou excitação. Os efeitos da adrenalina são incríveis!
Logo, e entendam logo como uma expressão utilizada para demonstrar uma noção de tempo de quem narra algo de fora, começou a chover. Uma chuva grossa e pesada. Tudo ficou tão difícil, tão complicado. Ele sabia que não haveria escolha, que nada mais adiantaria.
Ao invés de parar, acelerou a corrida, e bateu em várias coisas da natureza, coisas pesadas, coisas cortantes, coisas pegajosas. Mas não parou, apenas correu. Correu até sair do meio das árvores, para um lugar aberto que dava em um penhasco aparentemente sem fim. E sentiu o vento, e começou a gostar do frio. E teve vontade de tomar um novo banho de chuva, talvez no verão.
Correu para o abismo, como se houvesse uma ponte invisível e, quando chegou para uma corrida sem superfície, nada mais poderia acontecer em um planeta regido pela gravidade, pulou como uma criança que pula na piscina da casa nova. Sorriu antes que a escuridão o cobrisse. Não sabia onde estava indo, mas não seria pior do que havia deixado para trás, simplesmente porque não poderia viver sem elas. Esse pequeno momento, poderia ter sido usado para contar uma vida inteira.
Não haviam borboletas por perto, nem mesmo uma.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Felicidade instantânea

De repente vem uma vontade louca de ser feliz. Você não está mais aí pra nenhum problema, porque tudo parece resolvível e não tem mais aquela importância.
Você só quer curtir a vida, aproveitar cada instante, estar com quem gosta, rir demoradamente...
E quando essa vontade vem, não deixe de aproveitar.
Se não quer fazer algo, não faça. Se estiver com medo de fazer algo, faça.
Entre em contradição, saia da rotina monótona de terça à tarde.
Não importa do que se trate, não importa o quão importante seja.
Não perca essa vontade de ser feliz!
A vida é um presente que você deve agradecer vivendo.
Viver é um obrigado. Talvez o mais sincero.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Jangada

Nos olhos as lágrimas descem desenfreadas.
O coração está machucado, apertado, sufocado.
Não é hora para a razão. O sentimento é tão forte, tão intenso, que só existe ele.
Dor. Tristeza. Somos tão pequenos no final das contas.
Incapazes de domar o próprio destino.
Ah se pudéssemos... Se fossemos tão forte quanto julgávamos.
A verdade é que estamos à deriva nesse mar tempestuoso chamado vida.
Às vezes temos a impressão de que não suportaremos o agora.
Mas logo o mar se acalma, o sol reaparece mostrando que continua a brilhar e, quem sabe, avistamos uma terra firme logo à frente.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Insignificância

Havia um garoto que queria mudar o mundo.
Ele sabia que havia algo errado e queria consertar.
Tinha vontade, juventude e inspirações suficientes para isso.
E assim que crescesse mais um pouco começaria o seu plano.
Acontece que esse "crescer mais um pouco" normalmente é um erro grave, pois através disso vem a fase adulta com um emprego, o primeiro carro e o sexo. E esses são fatores suficientes para mudar uma mente.
Havia um adulto que quando garoto queria mudar o mundo.
Ele se sentia frustrado por ter saído do próprio caminho que traçara.
Mas ele tinha vontade e saúde para voltar para esse caminho e o faria, assim que amadurecesse mais um pouco.
Acontece que esse "amadurecesse mais um pouco" normalmente é um erro grave, pois através disso vem o envelhecimento com uma vida financeira estável, uma família grande e doenças.
Havia um velho que um dia fora um garoto que queria mudar o mundo. Mas o mundo mudou o garoto, e o velho morreu mudado e frustrado.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Frases históricas 9


O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano.

Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.

Construímos muros demais e pontes de menos.


Algumas das frases de uma das mentes mais brilhantes que a Física conheceu:
Sir Isaac Newton.

sábado, 22 de agosto de 2009

Experiência é tudo 2


-Nossa! - Diz o jovem meio que como um desabafo. Um experiente passava por ele e o olhou com curiosidade. -Não é fácil não viu. - Termina ele agora direcionando sua fala para o experiente.
O experiente concorda com um balanço afirmativo da cabeça. E completa dizendo:
-Mas também não é dificil não.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Face diante do espelho

Socou com força a pia do lavatório.
Por um momento ficou parado, somente o silêncio e o soluço.
Devagar subiu o olhar vermelho e aguado para ver, diante do espelho, o que torna o ser humano tão especial: O sentimentalismo. E chorou ao ver a própria face.
Por que ele dissera aquilo? Por que somos tão explosivos e extremistas?
Já não bastava a perda da mãe e do irmão de um só vez? Era pra ser a origem de uma vida, mas foi a causa de duas mortes. E logo em seguida a depressão do pai.
Tudo isso já não era suficiente?
Precisava mesmo chamar o pai de alcoólatra, de dizer que iria embora e o abandonaria?
A vida já fora cruel demais com aquela família. Não havia mais necessidade de que fossem um com o outro.
Mas haviam sido.
E isso o machucou profundamente. Ele pensou tudo isso diante do espelho, antes de quebrá-lo com um soco. Queria gritar, mas apenas chorou.
Viver dói.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Um pouco sobre falsidade

-Diego! Dieeeeeeeeego! Vem cá vem meu filho, sua tia Zuleica está aqui.
Diego saí relutante do quarto com um andar arrastado.
Um oi seguido de sorriso sem graça por parte de um. Um grande abraço muitas risadas e um nada original "nossa como você está crescido!".
Assim que a Dona Zuleica vai embora a mãe diz:
-Nossa meu filho, você nem ficou aqui na sala. É tão rara as vezes que a tia Zuleica vem nos visitar, ela gosta tanto de você.
-Mãe, ela fede, é gorda e não é irmã nem da senhora nem do meu pai. Então não é minha tia! A senhora detesta ela, se pudesse nem abriria o portão. Ela não é sua chefe, ela não é ninguém importante. Então por que a senhora continua fingindo que gosta dela e continua a recebê-la com sorrisos falsos e abraços de obrigação?
A mãe não teve o que dizer. Há coisas que somente as crianças podem falar, pois elas ainda não foram contaminadas com a diplomacia imunda da humanidade que convive em comunidade.

Frases históricas 8



"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Antoine Lavoisier

Experiência é tudo



-É. É duro mais é a lei. - disse o experiente.


#Meu avô dizia com frequência essa frase. Esse no desenho é ele, eu mesmo desenhei. "Experiência é tudo" vai ser uma nova série aqui no blog e acho que sempre vou usar esse desenho.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sentido inexistente com sorriso contente



Sou louco!
Louco de nascença,
louco por opção!
Só converso com estanhos,
tenho um binóculo de estimação.

Não preciso de dinheiro,
sobrevivo com amor,
minha mente é um labirinto
mobiliado de esplendor.

Tenho um reino próprio,
cheio de árvores e chocolate.
Onde a esperança é um bêbado sóbrio,
que conhece a liberdade.

Eu poderia ser normal,
com dois filhos e um labrador,
mas preferi ser genial,
um maluco sem rancor.

Insegurança insana


Se eu pudesse saltar de um prédio e saber que tudo ficaria bem,
eu saltaria.
Se eu tivesse a certeza que um dia eu encontraria um amor verdadeiro,
eu não me preocuparia.
Se, por algum motivo, a vida fosse mais simples e os dias menos pesados,
eu descansaria.
A vida se prolonga em dias repletos de insegurança, a rotina toma conta de todas as possibilidades que poderiam valer a pena.
Se eu soubesse o que está por vir,
eu finalmente dormiria.
Mas sabemos que o futuro é incerto e traiçoeiro, que dias difíceis virão, que a noite será longa e agoniante, que o amor está em extinção,
e que os prédios estão cada vez mais altos.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Saindo da rotina


Hoje eu acordei com vontade de comer pizza no café da manhã,
de ir de skate pro trabalho,
de pular de pára-quedas,
de jogar futebol americano,
de nadar com tubarões,
de visitar alguém que eu não vejo há muito tempo.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A vidraça, o velho e o gato


O velho esbravejou quando a bola quebrou sua vidraça.
Mas isso foi antes do gato pular e depois do garoto chutar a bola.
O resultado foi simples e previsível: Correria.
Correria dos meninos, correria do gato e correria do velho atrás dos meninos.

Os meninos se refugiaram além do rio.
O gato se protegeu no alto do telhado.
E o velho morreu de infarto.

O velho foi enterrado,
o gato ficou sem dono
e os garotos quebraram outra vidraça na semana seguinte.

Moral da história: Um morre, alguém sofre com a perda, mas pra maioria a vida continua.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O futuro problema ao qual já fomos apresentados


As ruas estão cada vez mais extensas.
O número de carros aumentam a cada instante.
Arranha-céus aos poucos tampam o próprio sol.
Os impactos ambientais podem ser sentidos.
E a água, quem diria, a inesgotável está acabando.
Não é o apocalipse. É o progresso.
Ele é bem vindo, e está aí mesmo que não o fosse.
Mas o que acontecerá daqui quarenta, oitenta anos?
Para onde iremos quando não houver mais espaço ou recursos por aqui?E para onde iremos depois disso?
Muitos já discutiram esse tema, e muitos outros discutirão. Diante da mentalidade atual, isso se faz extremamente necessário.
As pessoas pensam que o mundo é eterno. E quando possuem a consciência da verdade, acham que tanto faz, pois é uma coisa distante e talvez nem estejam aqui quando acontecer.
Eu digo, não como um profeta dos dias sombrios, mas como um ser humano dotado de razão que, mais cedo ou mais tarde (e eu temo que seja mais cedo), o mundo passará por uma crise que já sabia que iria passar muito antes de ela estar acontecendo.
E não faltará pessoas para apontar e berrar que haviam alertado, que o problema estava aí e ninguém fez nada.
E só poderemos lamentar. Ou talvez nem isso.

sábado, 27 de junho de 2009

Primeira Página



O homem morre. A lenda não.
Obrigado Michael.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Viagem pra lua


O garoto havia decidido, partiria antes da primavera.
Iria para onde sempre desejou estar, para onde sempre o acusavam de estar, para onde realmente interessava ir. Ele iria para a lua.
Bolou um plano infalível.
Pegaria o velho e bom skate. Remaria o máximo que conseguisse e com toda velocidade saltaria do terraço do aeroporto e seguraria nas asas de algum avião, até estar alto o suficiente para voar até a lua.
Ninguém acreditou quando, naquela quarta-feira tediosa, um garoto de sete anos voou do terraço agarrando a asa do avião com seu velho skate.
Ele voou para além da visão de espanto de todos que ali estavam.
Quando estava suficientemente alto, soltou o avião e foi para o espaço, para a lua.
Era um lugar fantástico, indescritível. Tudo o que ele sempre quis existia ali, televisão depois das nove da noite, chocolate antes do almoço, e não havia injeção. Não havia americanos ou russos, nem seus pais, nem ninguém. A lua era dele, ele podia fazer o que quisesse. E aproveitou, fez tudo o que poderia e gostaria de ter feito.
Mas um dia ele enjoou.
Cansou de ser o garoto que vivia no mundo da lua.
Decidiu voltar para a terra, virou engenheiro.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Frases históricas 7


"Um passo atrás, para dois passos à frente"

Vladimir Ílitch Uliánov, mais conhecido como Lênin.

O espetáculo da vida


A vida é um espetáculo apresentado em um palco.
Você é o astro principal, que cria e apresenta o espetáculo, e todas as outras pessoas são platéias que assistem ao seu show.
Se você errar, eles não hesitarão em apontar e julgar. Mas também te aplaudirão quando você acertar.
Irão rir e chorar com você. Sentirão alegria e raiva também.
E todos estarão assistindo de seus palcos, de forma que todos são astros e platéias. Por isso, não se envergonhe do que estiver fazendo, nem se preocupe com o que as pessoas estarão achando do seu espetáculo, a cada olhada que você der para saber o que estão pensado, estará justamente espiando o espetáculo do outro.
No palco pode ser encontrado qualquer coisa que precise. Existem inúmeras possibilidades para o seu espetáculo, só depende de você.
Faça valer a pena, dê tudo de si! Não tenha pudor em fazer aquilo que realmente quiser, quanto mais ousado mais espetacular o show. Mas não confunda ousadia com exagero, o equilíbrio é sempre a melhor escolha.
Por falar em escolha, é dela que seu espetáculo será feito.
Pense bem antes de escolher, uma escolha pode mudar tudo.
Respire fundo, sinta a adrenalina te consumir.O palco é todo seu.
O show vai começar!

sábado, 16 de maio de 2009

Um peso sobre a liberdade

Havia um garoto.
Um metro e setenta,sessenta e cinco quilos.
Havia uma garota.
Um metro e oitenta,cento e cinco quilos.
Foi uma cena impactante.
O casal se amava em um longo beijo no ponto de ônibus.
Alguns passavam e riam.Outros arregalavam os olhos.



O que está havendo com a liberdade?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nó na mente 2




Durante uma aula, o professor de ciências dizia:
-Então essa matéria inicial explodiu, formando os planetas, as estrelas, o sol...TUDO.
Todos pareceram extremamente espantados e maravilhados.
Mas Lucas estava confuso.
-Então tudo surgiu dessa grande explosão professor? - perguntou ele.
-Exatamente!
-Tudo?
-Tudo.
-Não entendo.
-Não entende o quê?
-Como uma explosão originou a matéria que o fez explodir.
-Não seja estúpido!Isso não seria possível! - disse o professor incrivelmente irritado.
-Mas o senhor disse que a explosão tinha dado origem a tudo.
-Quase tudo.
-Se ela deu origem a quase tudo mas não ao que lhe deu origem,ela surgiu de algo que lhe deu origem.Esse algo lhe dando origem, na verdade é a origem do que o senhor disse que era a origem.Sendo assim como estou dizendo professor,ela nem pode ser chamada de origem.
O professor ficou muito quieto como se um vulcão estivesse explodindo em sua mente.
-Seja mais claro. - falou ele por fim.
-O que deu origem a essa matéria inicial?

...

Frases históricas 6



"A humanidade progride. Hoje somente queimam meus livros; séculos atrás teriam queimado a mim."

Sigmund Freud

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Três minutos

Cai dolorosamente.O que era de se esperar tratando-se de um asfalto.Ouvi passos se distanciarem na escuridão,apesar de ainda estar ligeiramente surdo devido ao barulho do disparo.
O ar estava frio,e foi por ele que a fumaça da arma subiu lentamente até se dissolver.
Consegui lembrar-me de pouca coisa:Uma discussão,uma tomada de ar,um tiro por engano.
Não sei a quanto tempo estou aqui,nesse chão frio.Talvez dez,quinze minutos.Espero que não mais que isso,minha vida agora depende do tempo.
Agora?Talvez sempre dependeu.Tudo é feito dentro do tempo.O tempo para aprender a falar,o tempo para aprender a andar.O tempo pra entrar na escola.O tempo do primeiro beijo.O tempo da primeira briga.O tempo pra fazer o vestibular.Nossa,eu me lembro como se fosse hoje...Aquele vestibular...O tempo do intervalo na faculdade.O tempo de uma discussão.O tempo em que uma bala demora pra sair de uma arma e acertar seu peito.
Mas houveram momentos em que o tempo parou.Não se era possível ouvir o tic-tac do relógio.Podia-se somente ouvir o barulho da respiração...
E houveram tempos ainda,agora posso me lembrar claramente,em que nem mesmo a respiração existiu.Momentos em que perdi o fôlego...NOSSA!Eu posso vê-los nitidamente,eu posso senti-los...
Quando consegui andar de bicicleta sozinho pela primeira vez.Meu pai rindo,me soltando.Fiquei assustado no começo,mas depois fui tomado de uma felicidade indescritível.Acho que nunca me senti tão feliz como naquele dia.O vento batendo no meu rosto,nossa,eu consigo sentir o vento no meu rosto.
O banho de chuva que uma vez tomei quando voltava com uns amigos da escola.Parecia que a chuva estava na temperatura certa,nem fria,nem quente.O sol ainda brilhava,eu senti o gosto do verão.Eu posso sentir o cheiro da chuva.
A primeira vez que vi a Marcela...Depois da aula chata de Estatística.No bar perto da faculdade.E ela estava de rosa,eu amo ela de rosa!Ela estava de rosa hoje...Por que foi que eu briguei com ela?Não deveria brigar com ela quando ela estivesse de rosa.Isso é um pecado!
Ouço alguma coisa,talvez um avião,lá no alto.Eles nunca poderão me ver daqui,a menos que eu já esteja subindo pro céu...Céu.Será que é pra lá que eu estou indo,será que eu vou saber o caminho?Vez ou outra me surpreendi pensando no céu.Agora vou poder saber se acertei ou errei,haha.
Acho que eu estou feliz.Não tenho certeza,mas sei que não estou triste.É estranho saber que estou morrendo aos vinte e três anos.Mas poderia ter morrido aos dezesseis.E se eu tivesse vivido até os quarenta?Será que eu me casaria com a Marcela?Será que ela usaria rosa no batizado do nosso filho?
É impossível prever a vida.
Ai!Eu nunca senti uma dor tão forte,uma dor tão quente por dentro,e fria por fora.Será que é a dor da morte?Eu nunca fiquei tanto tempo sem sentir meus membros.Ah se eu pudesse mover meu braço,se eu pudesse sentir minhas pernas.Eu daria tudo pra sair correndo,pra qualquer lugar do mundo!E só parar quando estivesse exausto.Correr é tão bom.
Será que eu estou muito feio?Eu devo estar tão sujo...Todo ensanguentado.Meu cabelo deve estar bagunçado,eu odeio meu cabelo bagunçado.Meus olhos fechados.É triste quando meus olhos estão fechados.O azul não consegue transmitir aquilo que eu quero.Mas do que adiantaria?Se não há ninguém para vê-los.
A dor está sumindo,eu acho que está melhorando.Está passando...Eu estou me sentindo bem.Uma calma acolhedora parece me tocar.Que sensação boa.Que Paz.Eu acho que...Eu...A vida é curta.Essa...Essa é a verdade.O mundo,a vida,os homens...Tudo...O mundo...A vida...Tudo é curto,tudo...Tudo acaba rápido...Não se tem o tempo necessário,não...Não se tem...O tempo.Mas é de momentos que...Que a vida...A vida é feita de momentos.O momento de dançar...O momento de correr...O momento...O momento de se apaixonar...De ver...O sol... De ver o sol nascer.O momento de ver...De ver o amor...De se apaixonar de...O momento...O Amor de rosa...

terça-feira, 28 de abril de 2009

Frases históricas 5




"O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de suor."

Thomas Edison

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Mediocridade

Somos seres pequenos.
Frágeis na dor,impotentes no amor.
Somos tão pequenos no medo.
Não sabemos nada da vida,o nosso conhecimento é mínimo.
Desconhecemos,negamos e,por vezes,somos indiferentes a Deus.
Porque somos pequenos.
Não conseguimos mudar o rumo da nossa própria existência.
Não.Você também não pode.
Se pudesse,não deixaria uma pessoa que amasse morrer,
não deixaria um amor acabar,
nem viveria sonhando com um futuro melhor.
Estaria sim deslumbrado,não vendo possibilidades de ter tido um passado melhor,e não lamentaria nem se arrependeria de absolutamente nada.
A vida nos foge do controle.
Não temos a profissão que sonhamos aos 7 anos.
Não nos casamos com quem achávamos que casaríamos aos 15 anos.
Não fazemos metade das coisas que nos propomos a fazer,quando tínhamos 17 anos.
Alguns talvez conseguirão uma dessas coisas.
Ou quem sabe todas essas coisas.
Mas esses também serão pequenos.
Talvez,por conta disso,ainda menores.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Pensamento repentino durante um Fast-food


O capitalismo é uma cela.
Uma cela fria,uma cela triste.
Uma cela aberta,o que é pior.
Aberta para que possamos sair...Mas não saímos.
É uma cela porque nos prende a um modelo de vida que nos impede de pensar,que nos impede de usar uma das nossas mais brilhantes características:A razão.
O que fizemos com o ócio grego?
Quando foi que enterramos o Período Clássico?
Como é que o Iluminismo e suas revoluções trazendo a nova classe burguesa ao poder culminou nisso?
No capitalismo.Nessa cela aberta.


Odeio o capitalismo.Estou estudando para ser rico.

Problemas


Correu o quanto podia,olhando para trás duas ou três vezes.
Então,sem avisos,parou atrás de uma grossa árvore.
Tudo estava muito quieto.
O barulho da chuva reinou.
Moveu-se vagarosamente para o lado colocando a cabeça para fora do tronco,de modo que pudesse ver além dele.
Começou a contornar o tronco,quase sem respirar,para não causar ruído algum.
Foi virando,virando,virando...
Sentiu algo atrás de si,virou-se rapidamente.
Lá estava.
Foi atacado ferozmente enquanto seu grito ecoava para além das árvores.



É assim que acontece quando se tenta fugir dos problemas da vida.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Viver



O sol nasceu uma vez mais.
O dia foi inundado de luz...
Pessoas saíram para seus trabalhos,para seus estudos.
E outras tantas ficaram dormindo.
O mundo está girando,o tempo está passando,e tudo se move rapidamente.
As formigas andam em fila.Os cachorros na rua buscam comida.As aves voam juntas.Até mesmo as árvores estão em atividade,fazendo fotossíntese,buscando água e sais minerais do solo.
Pessoas pagam contas,pessoas pegam ônibus,pessoas se divertem.
Tudo está em movimento,todos estão a fazer aquilo que devem fazer,ou por obrigação,ou por escolha.
Faça a sua obrigação.Faça a sua escolha.
Trabalhe ou estude.Ou então saia correndo por aí até as pernas cansarem.
Pule num rio,tome banho de chuva.
Veja o comportamentos dos peixes no aquário.
Tome algo gelado quando estiver gripado,só pra confirmar o que seus pais te disseram:Que faz mal.
Viaje o quanto puder.Saia com seus amigos.Namore...
Escreva,desenhe,monte uma banda.
Faça aquilo que te der na telha!
O tempo não espera,o tempo não para.
O hoje é agora,a vida é agora.
Viva!
Antes que o sol se ponha pela última vez.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Café amargo


Havia uma caneca,
uma carteira,
e um livro.
Havia ainda um celular.
A caneca poderia estar cheia,mas estava vazia.
Na carteira poderia haver um real,mas havia um dólar.
O livro poderia ser "A República",mas era apenas um velho dicionário.
O celular estava ligado,mas a pessoa que ele queria que ligasse não ligou.
Foi assim que passou a noite de sábado pra domingo.
E era assim que passava todos os fins de semana.

Escrever


Escrevo.
Escrevo sem pensar,escrevo sem querer.
Escrevo intencionalmente.Conscientemente.
Escrevo porque quero,porque sinto necessidade.
Eu escrevo pra desabafar!
Eu escrevo pra ensinar,escrevo pra aprender.
Eu gosto de escrever,é assim que eu me entendo,é assim que eu me descubro.
Escrevendo eu sou mais eu,digo o que quero sem ninguém pra interromper.
Quando escrevo,eu viajo...Eu vou pro futuro,eu volto pro passado.
Eu posso estar no Nepal,se assim eu quiser.
É escrevendo que eu consigo me comunicar com pessoas que nunca conheci,que se quer sei da existência.
E isso é extraordinariamente genial.
Escrevo.

Ininteligível

Uma tempestade de novidades.Um mundo inteiro novo,diante de si.Milhares de possibilidades,de novas perspectivas e prazeres.Tristezas também,por que não?Tudo grandioso,maravilhoso,além do sonho mais otimista.
Porem,entre o surrealismo já descrito:pessoas.Elas sempre ferram com tudo.
Aquele mundo de pessoas se conhecendo,se entrosando,sorrindo umas para as outras tão falsas quanto os próprios olhos,e tão ridículas quanto a própria face.Eu as odeio.Não profundamente.Apenas superficialmente,e só até realmente conhecê-las.Mas esse começo,esse pessoal se amando loucamente (apesar que dessa vez muitos não se suportam) é tosco.
E eu não tenho saco pra isso.
Claro,dentre elas há uma ou outra legal.E dentre as outras,há mais...Talvez.
Mas é assim mesmo que começa,e não,não tende a piorar.Tende a melhorar.O problema é que o de fora continua igual,enquanto o de dentro está perceptivelmente diferente.
O que está havendo?
Veremos.

sábado, 21 de março de 2009

Frases históricas 4


"[...]desde há 18 meses,a madrugada,
desde há três meses,a luz do dia e,na verdade,
há bem poucos dias o próprio Sol da mais maravilhosa contemplação brilhou.
Nada me detém.
Entrego-me a uma verdadeira orgia sagrada.
Os dados foram lançados.O livro foi escrito.
Não me importa que seja lido agora ou apenas pela posteridade.
Ele pode esperar 100 anos pelo seu leitor,se o próprio Deus esperou seis mil anos para que um homem contemplasse a Sua obra."

Johannes Kepler, após concluir sua obra com as Três Leis sobre a Gravitação Universal.

Nuvens


Para o inocente,um grande algodão doce.
Para o lunático,uma árvore,um cachorro,um guarda-roupas...
Aquilo que a imaginação permitir.
O prático diria se tratar de uma grande bolsa esperando ser encharcada para então molhar tudo o que está em baixo.
Para o decorador,um enfeite.
Para o detalhista,essencial.
O religioso afirmaria ser a casa dos anjos.
Para o escritor,um texto.
Para o desenhista,um desenho.
Para o filósofo,um objeto de debates.
O realista diria que se trata de uma peça importante para a manutenção do planeta.
O sonhador (adoro esses!) diria que são uma cortina,a mais bonita e fina que existe.
E ela está exatamente na gigante janela da casa Terra: o Céu.

Para mim?
Inspiração,tranquilidade,
Emoção,felicidade....

Nó na mente


"O professor entrou em sala,primeira aula de química,e escreveu no quadro:H2O.E perguntou 'O que é isso?'.A meninada respondeu,ansiosa por mostrar o que sabia:'É água'.Aí o professor escreveu a mesma fórmula numa folha de papel,colocou dentro de um copo e lhes ofereceu,dizendo:'Então bebam...' ".

domingo, 15 de março de 2009

Frases históricas 3


Sócrates é considerado um dos maiores filósofos de todos os tempos.Foi tão importante que os estudiosos dividiram os filósofos em pré-socráticos e pós-socráticos.Seus pensamentos são tão sólidos que atravessaram mais de 2 mil anos e ainda hoje são respeitados.Ainda assim,não há um consenso entre os historiadores se Sócrates existiu.
Segundo a história Sócrates se tornou um perigo em Atenas,porque fazia a juventude pensar.Por isso,eles o acusaram de desrespeitar os deuses,corromper os jovens e violar as leis.Levado perante a assembléia,Sócrates não se defendeu e foi condenado a tomar cicuta (veneno).

"Se eu me defender,estarei aceitando as acusações,e eu não as aceito.Se eu me defender,o que os juízes vão exigir de mim?Que eu pare de filosofar.Mas eu prefiro a morte a ter que renunciar à filosofia."

Sócrates

Funesto



Rancor, s. m. Ódio profundo;
grande aversão não manifestada.

Dizem que sentir rancor é como tomar veneno e esperar que o outro morra.
Forte,muito forte.
Ainda assim,é inevitável.
Pelo menos pra mim.

Vou acabar sendo consumido por esse veneno.

sábado, 14 de março de 2009

Imoderando o id


Há uma forma de se descobrir.
De por pra fora os segredos mais profundos do subconsciente.
Exite um jeito de materializar as suas convicções,sonhos e desabafos.
Pegue um lápis e um papel.
Desenhe ou escreva o que quiser,não importa.
Não interrompa o fluxo por nada.
O que acontecerá em seguida é um mundo inteiro de possibilidades sem fronteiras.
E tudo isso vem de você,por você.
É assim que as idéias mais geniais são paridas para o mundo.
Você se surpreenderá.
Jamais desconfiou que tudo isso estava aí,escondido dentro de você.

sábado, 7 de março de 2009

Frases históricas 2


Dando continuidade à série Frases históricas,trago-lhes hoje um dos discursos mais emocionantes da história estadunidense e mundial.
Um breve trecho de
"I Have a Dream" de Martin Luther King:

"[...]Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade...

[...]Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!"




De arrepiar.

Rogsaiuan

Era uma vez,há muito tempo atrás,um jovem chamado Rogsaiuan.
Não era um nome comum na época.Nem hoje em dia.
Rogsaiuan tinha sete anos quando a história que estou narrando se fez.
Voltava ele distraido da escola por uma rua de terra que hoje situa-se no centro da cidade,vejam só que engraçado,quando encontrou um pássaro morto.Rogsaiuan nunca tinha visto nada morto,nem gente e nem bicho.Resolveu então parar para observar.
Era algo muito triste,aquele ser parado,com os olhos arregalados,sem vida,sem nada.Totalmente inerte,apesar de Rogsaiuan desconhecer tal palavra.
Acontece que distraído com o pássaro,Rogsaiuan não percebeu o caminhão que se aproximava em alta velocidade.
Foi uma acidente horrível.
O garoto Rogsaiuan tornou-se inerte como o pássaro,sem ter o tempo necessário para aprender o que significava a palavra inerte.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Frases históricas



Eu sou um apaixonado pela História.
A História é o caminho mais curto entre a nossa realidade e as realidades passadas.
Sem ela cometeriamos os mesmos erros infantis do passado.
Teriamos que recomeçar sempre,porque não haveria ponto de partida.
A História é um eterno brinde aos grandes personagens que mudaram o mundo de alguma forma.
Por isso resolvi começar essa série aqui no blog.De vez em quando postarei frases clássicas da História.
E pra começar,o discurso mais clássico da História brasileira:

"Eu vos dei a minha vida.Agora vos ofereço a minha morte.Nada receio.Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História."
Getúlio Vargas


Genial.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Detalhe



Ser humano:Mamífero racional.
Galo:Ave irracional.
Acredite,essa informação é o suficiente para diferenciá-los em praticamente todos os sentidos.
Então de onde vem a semelhança notada por você incialmente?
Sim,claro.Do cabelo do rapaz.
Um cabelo lembrou uma crista e você logo os achou idênticos!
Exagerei um pouco.
Mas um único ponto em comum,um detalhe...
E a semelhança se tornou sólida,inegável.

Um detalhe pode fazer toda a diferença.


Pense nisso.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Imaginação


Existe um lugar em que você é o herói.
Nesse lugar,o sol é mais brilhante,e o ar mais puro.
A chuva é gostosa,e não adoece.
Os vilões não usam máscaras,você pode enfrentá-los de frente.

Existem dragões...

E você poderá fazer e ser o que quiser.
Você terá o seu castelo e a sua donzela.Ou o seu príncipe.

Poderá voar além das nuvens,

Poderá encontrar quem você quiser,mesmo que esse alguém a muito tenha ido embora.

E não há fronteiras....

Existe um lugar,dentro de cada um....
Você poderá ir,através de um barco chamado imaginação.
Quando estiver de saco cheio do mundo,com seu individualismo,egoísmo e violência,
Poderá ir para essa lugar.





A menos que tenha esquecido o caminho.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Janela


A liberdade está logo ali.

Tão perto quanto poderia....

E nós aqui parados.

Estamos dentro do cômodo,olhando-a pela janela.

E a janela nos mostra uma imensidão que não pode ser descrita em palavras.

É tão bonito,é tão grandioso....

E nós aqui.Parados.

Pulemos a janela!