quinta-feira, 22 de outubro de 2009

De olho no Brasil

O jornal diz que pessoas morreram.
Quantas foram afinal? Uma? Quatro? Será que faz diferença?
Parece que não mais. Estamos ficando imunes à violência.
É claro que ainda nos chocamos, que muitas vezes até choramos com uma morte. Mas esse tipo de comportamento é infelizmente cada vez mais raro.
O Brasil está em uma situação, já há algum tempo, bastante delicada. O que fazer?
Jogar uma bomba em cada favela! Claro que não. Essa é uma resposta horrível dos dois pontos de vista, o racional e o emocional. A frase "não se resolve o problema da violência com violência" é tão clichê quanto pertinente. Esse é o caminho errado.
E em caminhos errados, o Brasil é pentacampeão mundial!
Bolsa escola, bolsa família, invasões a morros... Tudo faz parte de um caminho errado. Não é só na violência que a situação está crítica. Mas em quase todos os setores da sociedade. O problema é que a violência está transbordando, está insustentável!
E todos esses problemas, principalmente o da violência, só podem ser resolvidos de uma única forma: Educação.
Somente uma reforma educacional nos moldes franceses poderia resgatar o Brasil da situação que se encontra.
Não importa que o país cresça, não importa que as coisas possam melhorar de uma forma ou de outra, nada vai mudar realmente se não houver uma mudança radical na educação.
É tão fácil ver isso. Então porque ninguém ainda o fez?
Por vários motivos. Essa reforma na educação é algo extremamente complexo e delicado. Algo que não se faz de uma hora pra outra como a aprovação de leis pelo Senado. É nisso que consiste o principal motivo, os benefícios só seriam sentidos a longo prazo. E como sabem, o Brasil não é país de esperar. Todos, querem ver agora, hoje, já!

Nenhum comentário: