sexta-feira, 2 de julho de 2010

Estamos fora

Ainda carrego comigo lembranças da Copa de 2006.
Lá estava uma seleção realmente formada por craques: Adriano, Robinho, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Zé Roberto, Cafu, Lúcio, Juan... Que seleção era aquela! E lá estava o meu ídolo máximo, o melhor que eu vi em campo, Ronaldo.
Mas eu vi uma seleção histórica ser destroçada por um senhor calvo e elegante que jogava com a dez. Ele mesmo, Zidane.
Como eu senti raiva naquele dia... Ver o marrento Henry comemorando o gol que nos eliminou. E pior, ver aquela seleção incrivelmente talentosa, atuar de forma tão vergonhosa. Ninguém corria, ninguém chamava a responsabilidade, ninguém deu o sangue. Raiva.
Estávamos fora.
Quatro anos se passaram e lá estávamos nós outra vez.
Nem de longe essa seleção lembrou o talento de 2006, mas eu confiei.
Primeiro porque sou Brasil acima de tudo. Independente de quem esteja lá, eu estou junto. Segundo porque era o Dunga quem estava dirigindo. Já escutei uma porção de coisas sobre ele, algumas realmente interessantes, outras, bobagens.
O Dunga foi o capitão da minha infância. O cara que eu respeitava dentro do campo, que gritava com qualquer um e com todo mundo. Um capitão de verdade.
Nunca vou esquecer ele erguendo a taça em 94. Nunca vou esquecer ele comemorando a conversão do pênalti em 98.
Capitão desde o Sub-20, três copas do mundo, duas finais, tetra campeão mundial.
Se foi cabeça dura? Foi. Mas esse é o Dunga. Acreditou no grupo, caminhou com o grupo, morreu com o grupo.
Estamos fora.
O Felipe Melo é um juvenil! A camisa 9 do Ronaldo pesou pro Luis Fabiano. Me comovi com o choro do Kaká, mas isso não muda o fato de ele não ter conseguido ser protagonista em uma Copa. E o Robinho... O Robinho... Deixa pra lá.
Fizemos tudo diferente de 2006, fomos eliminados nas quartas como em 2006.
Mas não posso concordar que foi a mesma coisa, porque não foi.
Hoje eu vi um time limitado que se esforçou, que tentou, que buscou... Correram e lutaram. Se fomos eliminados, foi por incompetência, não por displicência.
Hoje eu não senti raiva, senti tristeza.
Estamos fora.

3 comentários:

Amanda Lemos disse...

Primeiro comentário útil que eu li hoje. Parabéns. Agora é levantar a cabeça :)

Nathália Bariani disse...

concordo, com tudo. ainda bem que não sou a única que vê as coisas dessa maneira. :)

Relatos disse...

Triste.Ainda continuo achando que o Felipe foi problema principal para nossa derrota,tudo bem que no primeiro tempo ele ajudo ,mas no segundo,só fez cagada,três para ser mais exato,FEZ GOL CONTRA,NAO MARCOU O CARINHA QUE FEZ O GOL e QUASE QUEBROU A CANELA DO HOLANDES.